INICIO DE UMA PAIXÃO

Morava em Santos e desde criança sou apaixonado por aves, entre elas os canários, meu avô materno sempre criou esta espécie, mas não de forma organizada, eram canarios sem raça definida, mas eram canarios e eu sempre ficava horas e horas apreciando aquelas lindas criaturas. Meus avos mudaram para o Sul de Minas Gerais quando eu tinha 10 anos, meus pais moravam em um pequeno apartamento e nao tive oportunidade de ficar sequer com um canario, com o frio do Sul de Minas e a mudança brusca de clima as aves do meu avô foram morrendo e cada vez eu ficava mais longe dos canarios, mas sempre pensei que quando tivesse uma casa eu teria pelo menos um casal. No final de 2006 por motivos profissionais eu me mudei para Campinas, em 2008 me casei e estava na minha casa, faltava a minha esposa aceitar a ideia e ela aceitou, hoje é apaixonada por canarios e em homenagem a ela nosso canaril chama-se Canaril Karina's. Sou iniciante, meu primeiro canario depois de 15 anos foi um canario de cor em 2008, mas em 2009 foi quando a paixao em criar começou. Em janeiro de 2009 conheci uma pessoa que criava canarios e dele ganhei um macho de vermelho mosaico, ele era socio da UCCC (Uniao de Criadores de Canarios de Campinas) e perguntei a ele como fazer para ter uma femea, foi ai que fui ate a feira em Itatiba no Campeonato Brasileiro que acontece no mes de julho e me deparei como uma raça maravilhosa, o GLOSTER, ai sim a febre começou. Montei 4 casais em 2009, o inicio sempre é dificil, muitas cabeçadas, me tornei socio da UCCC e anilhei meus quinze primeiros canarios. No meio do caminho, sempre encontramos pessoas boas que nos ajudam, mas muitos nos atrapalham, sempre querendo ter vantagem, comerciantes e não criadores e sem muita pratica acabamos caindo, comprando errado e fazendo cruzamentos mal feitos. Neste ano de 2010 tracei como meta, ter um excelente plantel e com muita sorte pessoas boas foram colocadas no meu caminho, conheci pessoas que estao me dando um excelente suporte Marcelo Bueno da Cunha do Glosters da Serra CCCJ(Jundiai) e Wolney Netto, Jorge Gustavo Shimabukuru e Thiago Dias Barbosa UCCC (Campinas) que com certeza sao grandes responsaveis pelo breve futuro sucesso do meu canaril. Criar é AMAR...

CANARIL KARINA'S - sócio UCCC 106

CANARIL KARINA'S - sócio UCCC 106
Gloster sem topete fundo amarelo nevado pintado

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

VOLTEI!!! - Como foi a criação de 2010 / 2011?

Ola Amigos
Desculpe-me pelo abandono, mas agora estou de volta!!!
Gostaria de compartilhar com vocês como foi o ano de criação entre 2010 e 2011, foi muito abaixo das minhas expectativas, mas conversando com outros criadores entendo que este ano não foi dos melhores, mas acredito que devido alguns erros cometidos por mim possa ter prejudico.
Gostaria de enumerar alguns erros para que comigo, vocês evitem estes erros na próxima temporada.
1) ANSIEDADE: uma das principais armas de um criador é NÃO ter ansiedade e por mais que alguns amigos experientes me aconselhavam eu antecipava os procedimentos, juntei meus casais no fim de julho, criando uma raça de porte, nem todos os machos estão prontos, resultado, 90% dos ovos brancos, filhotes mortos dentro do ovo, pais que não alimentavam, entre outros. Nesta temporada iniciarei a criação no fim de setembro.
2) DEIXAR PARA A ULTIMA HORA: mais um ano achei que tinha todos os casais formados, mas sempre existem alguns que não criam, não botam, achamos que é macho e descobrimos que é fêmea, ou vice e versa, é praticamente comprar canários para plantel no segundo semestre.
3) FALTA DE RESERVA: esta foi a ultima temporada que criei sem ter reservas, a experiência mostra que temos que ter 1 reserva para cada cinco casai no mínimo, como irei fazer entre 15 a 20 casais terei 5 femeas e 1 macho reserva.
4) ALIMENTAÇÃO: é muito importante mantermos a mesma alimentação ou níveis durante o acasalamento e postura, temos que planejar, saber se a farinhada que iniciamos a temporada é de fácil comercialização, não adianta contar com a sorte, isso aconteceu nesta temporada, mas não ocorrera novamente.
5) RODIZIO DE OVOS: é sim importante o rodízio dos ovos, senti muito não poder ter tido a possibilidade de retirar os ovos dos ninhos, em quatro ovos, nasciam dois ou apenas um e quando nasciam os três ou quatro teria que contar com muita sorte, alem de pais excelentes na alimentação para que os quatro sobrevivessem, alem disso quatro dias no desenvolvimento de um filhote representa muito tempo, para a sua idéia com dez dias estão ainda praticamente sem penas e no décimo quinto dia já estão ameaçando de deixar o ninho.

Espero realmente que com esta postagem esteja ajudando alguns amigos criadores iniciantes como eu.

Volto em breve com mais comentários, e sobre os preparos para o concurso que ocorrera em Julho.